Centro histórico recebe o I Festival Santos Café | Sistema Costa Norte de Comunicação
|

Centro histórico recebe o I Festival Santos Café

01 de julho de 2015 Última atualização: 09:33
Por Costa Norte

A história do grão que mudou a economia do país será relembrada por meio de uma série de atividades no centro histórico de Santos. O I Festival Santos Café reúne shows, ações culturais, gastronômicas, lúdicas, interativas e de lazer, e ainda conta com programação gratuita que promete agradar a todas as idades. O evento, promovido pela prefeitura de Santos, será realizado durante todo o feriado prolongado em homenagem  à Revolução Constitucionalista, entre os dias 9 e 12 de julho.

Durante os quatro dias do evento, vários restaurantes abrirão para o almoço e vão oferecer sobremesas à base de café. São eles: Allegra Café (praça Visconde de Mauá, 5); Bodegaia (rua XV de Novembro, 26); Café Mauá (praça Mauá, 23); Estação Bistrô Restaurante-escola (Largo Marquês de Monte Alegre nº2, térreo); Jamblam (praça Mauá, 33); Porto Brasil (rua XV de Novembro, 18); e Tasca do Porto (rua XV de Novembro, 112).

Entre as atrações do festival, a Casa de Frontaria Azulejada será transformada em um espaço artístico diferenciado. Vinte e seis artesãos, artistas plásticos, joalheiros, antiquários e designers vão expor trabalhos, com foco no café e nas belezas de Santos.

Uma das expositoras será a renomada joalheira Sandra Ceolin, que trará uma linha em prata com designer inspirado em detalhes santistas, como as muretas da praia. Outra apaixonada por Santos é artista plástica Monica Figo, que há oito anos retrata a cidade em suas obras. Para o festival, ela preparou obras inéditas  em bico de pena, com predominância da cor marrom.

Outra atração no local é o trabalho de Kleber Nunes, que desenha com tinta à base de pó de café e promete fazer caricaturas dos visitantes. Disse ele: "Gosto de interagir com o público, sinto-me como se fosse um fotógrafo. Mas, em vez de máquina, uso os meus pincéis".

O Festival Santos Café é uma realização da prefeitura de Santos, com apoio do Santos e Região Convention & Visitors Bureau; Museu Pelé; Museu do Café; Associação Comercial de Santos; Phoenix Construtora; Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos; Associação dos Artistas; Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira; Clube do Choro; e Revista Espresso.

Música

Sons variados  animarão as ruas do centro histórico, que deve ser embalado com muito blues, MPB, jazz, samba, choro e bossa nova. O palco principal será montado na rua do Comércio, e contará com apresentações do cantor Dom Paulinho Lima, Abbey Road – Beatles Cover, e Traditional Jazz Band, respectivamente, nos dias 9, 10 e 11, sempre a partir das 19 horas.

A programação na rua do Comércio terá também as apresentações das bandas Quizumba Latina, no dia 10, às 13h, e da banda  Druidas, no dia 11, às 17h. Em outro palco, na praça Mauá, o embalo será de Charanga de Bolso (dia 9, às 13h); Maurício Fernandes (dia 10, às 13h); Choro de Bolso (dia 11, às 13h); e Zago Art Show (dia 12, às 13h).

Em um terceiro palco, no bulevar da rua XV de Novembro, o público poderá curtir a Orquestra de Rua (dia 9, às 13h); Choro de Bolso (dia 10, às 17h); Ouro Verde (dia 11, às 13h); Kika Willcox (dia 12, ao meio-dia); e Quarteto de Cordas (dia 12, às 15 horas).

A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial do evento: www.santos.sp.gov.br/festivalsantoscafe.

Comentários
7453
Últimas Notícias