Curso de especialização da USP no Museu Pelé | Sistema Costa Norte de Comunicação
|

Curso de especialização da USP no Museu Pelé

28 de outubro de 2016 Última atualização: 17:16
Por Costa Norte

Foto: Susan Hortas

Santos
Da redação

Professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) realizaram uma visita técnica nesta sexta-feira, 28, ao Museu Pelé, no Valongo. O intuito é colaborar no desenvolvimento do turismo em Santos por meio da oferta de um curso de especialização (pós graduação) em Gestão do Turismo nas dependências da atração, em prol da capacitação dos profissionais, equipamentos e serviços do setor. A instituição e a prefeitura estão em fase de tratativas.

“Um dos desafios da USP é a extensão, que é estender todo o acervo acadêmico, de pesquisa e consultoria para a comunidade”, destacou Mitsuru Higuchi Yanaze, professor doutor titular do Departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

O professor avaliou positivamente as instalações para o curso de especialização. “Visitamos o espaço do museu e sentimos que é totalmente adequado e muito bem equipado. Eles (alunos) teriam uma vivência prática, porque estamos numa área de expansão do Turismo, com a Estação (do Valongo) e o Museu do Café aqui próximo”.

De acordo com Yanaze, o curso deverá englobar as áreas de Administração, Marketing e Comunicação, levando em conta os stakeholders (parceiros estratégicos) e o trade turístico (conjunto de equipamentos) da cidade. O trabalho de conclusão de curso (TCC) dos alunos seria a elaboração de planos de ação para as atrações locais. A especialização carga horária prevista de mais de 400 horas, com pelo menos 51% dos professores da própria USP, além de docentes convidados. Os valores propostos são cerca de 40% abaixo do cobrado no mercado. Inicialmente está estimada a abertura de 50 vagas a partir de março de 2018.

A USP irá oferecer em São Paulo, a partir do próximo ano, pós graduação em Gestão e Negócios de Turismo. Com o curso no Museu Pelé, Santos será a primeira cidade fora da Capital a receber especialização da universidade nesta área. O professor Benny Kramer Costa, também da ECA-USP, complementou: “A partir desta aliança estratégica entre a USP e a Prefeitura, vamos entender as necessidades e carências locais, não só na gestão pública como também das organizações privadas, e desenhar a especialização que venha contemplar este conjunto de atores locais”.

Capacitação

Segundo o chefe do Departamento de Equipamentos Turísticos e Revitalização de Santos, Adilson Durante Filho, a Administração vai pleitear à USP um número de bolsas de estudo para os servidores municipais e trabalhadores do segmento privado. “Esta qualificação é muito importante e será um divisor de águas no turismo da cidade”.

Já o gerente de Marketing do Museu Pelé, Alex Fernandes, finalizou dizendo que a iniciativa transformará o equipamento num laboratório aos profissionais e que a pretensão é que o curso seja modelo para todo o estado.

Comentários
11908
Últimas Notícias