Sistema Drive Thru em Santos testará somente pessoas com sintomas de covid-19 | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Sistema Drive Thru em Santos testará somente pessoas com sintomas de covid-19
Foto: Divulgação/Isabela Carrari

Sistema Drive Thru em Santos testará somente pessoas com sintomas de covid-19

Atendimento será realizado de quarta, 13, até sexta-feira, 15, das 8h às 14h, na área externa do Mendes Convention Center

12 de maio de 2020 Última atualização: 17:00
Por Da Redação


Todas as estruturas do centro de testagem da covid-19 já foram montadas, além de treinados 100 profissionais de saúde, para o início dos testes de até 10 mil moradores de Santos com sintomas do novo coronavírus, que apresentem febre e/ou alterações respiratórias. O atendimento no sistema de drive thru (acesso por carro ou moto) será feito de quarta, 13, até sexta-feira, 15, das 8h às 14h, na área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206).


Participe dos nossos grupos http://bit.ly/CNAGORA10  🕵‍♂Informe-se, denuncie! 


O centro de testagem da covid-19, montado pela prefeitura de Santos sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem apoio do Grupo Mendes e da empresa T-Grão Cargo. “Vamos fazer os testes nas pessoas que apresentam os sintomas da covid-19. Elas passarão por uma primeira abordagem e, se estiverem aptas, farão o teste rápido com resultado em 15 minutos. Em caso de acusar positivo, poderão fazer o outro teste, o RT-PCR, cuja análise é realizada em laboratório e tem maior precisão”, explica o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.



As pessoas com suspeita da doença receberão indicação de isolamento domiciliar ou poderão ser encaminhadas para internação hospitalar, caso preciso. “Além de importante para o atendimento individual, a ampliação da testagem nos ajuda a identificar a presença e circulação do vírus na cidade”, ressalta o secretário.


FLUXO

Ao chegar à entrada do Mendes Convention, o munícipe de carro ou moto será direcionado para a área de cadastro e deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Em seguida, terá aferida a temperatura (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro) e passará por entrevista de avaliação, sem sair do veículo.

Se estiver dentro dos critérios, será encaminhado para fazer o teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise, após pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos. Quando confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de secreções das mucosas nasal e oral, feita por haste de plástico chamada swab. As análises das amostras são feitas por testes moleculares de alta precisão e confiabilidade. O resultado deste teste fica pronto em até três dias úteis e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.



POLICLÍNICAS E PRONTO ATENDIMENTO JÁ FAZEM TESTES

No início de abril, teve início o contrato da prefeitura de Santos com o Laboratório Centro de Genomas, para ampliar e agilizar os testes na rede municipal, que prevê até 20 mil exames. Agora, todos os pacientes com sintomas da covid-19 que vão às policlínicas e centros de triagem das unidades de pronto atendimento têm as amostras coletadas para análise RT-PCR. A necessidade do exame é definida após avaliação médica.


Antes, somente profissionais de saúde e pacientes internados com sintomas da doença tinham as amostras coletadas, seguindo as recomendações dos órgãos de vigilância à época, diante da baixa capacidade de testagem pelos laboratórios públicos. Em pouco mais de um mês, já foram realizados mais de 2,5 mil exames pelo contrato.

 


Comentários
68818
Últimas Notícias