Saiba quais são os riscos de investir na bolsa | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Saiba quais são os riscos de investir na bolsa
Foto: Shutterstock

Saiba quais são os riscos de investir na bolsa

Conheça todos os riscos de se investir na Bolsa de Valores e saiba como se proteger de possíveis perdas

21 de janeiro de 2020 Última atualização: 15:32
Por Ignite Brasil

Atualmente, o mercado de ações está sendo bastante visado por pessoas que buscam investimentos de médio e longo prazo os quais sejam mais rentáveis do que a poupança. 


É inegável que os rendimentos desse tipo de investimento sejam maiores e melhores do que os mais conservadores e tradicionais, como a poupança, por exemplo. Entretanto, é preciso certo nível de conhecimento e cautela para não perder dinheiro e fazer apostas arriscadas dentro da Bolsa. 


Muitas pessoas ainda acreditam que somente os muito ricos podem aplicar dinheiro na Bolsa de Valores. Mas, não é bem assim! Hoje em dia o mercado financeiro está mais aberto e descomplicado, o que é ótimo para que o público geral possa se aventurar e conhecer novos tipos de investimento. 

O que é risco de investimento?

Para compreender os riscos envolvidos durante um investimento em ações na Bolsa de Valores, é necessário entender o que é risco de investimento. Sendo assim, risco de investimento nada mais é do que a probabilidade de alguma variável que não estava prevista impactar no desempenho de uma certa aplicação financeira.


Dessa forma, o risco está diretamente ligado à previsibilidade de retorno do investimento. Por isso é comum encontrar investidores que correm altos riscos visando um ótimo retorno. 


Entretanto, também é possível conseguir um bom rendimento sem se arriscar tanto, para isso é necessária cautela e conhecimento sobre o mercado das ações antes de começar a investir.


Micos da bolsa de valores

Os micos da bolsa de valores podem representar um risco para quem não conhece o funcionamento do mercado de ações. Normalmente, são ações de terceira linha, bastante procuradas por investidores experientes. Na maioria dos casos, são papéis de valor muito baixo e referentes a empresas que se encontram ou em processo de recuperação judicial ou que estão falidas. 


Esse é um exemplo de investimento de alto risco, visto que a possibilidade de retorno varia entre percentuais negativos e rentabilidade acima de 100%, não há como prever. Quanto maior for a variabilidade de retorno, maior serão os riscos de investimento. Assim é possível compreender porquê investimentos de baixo risco costumam dar retornos menores.

Riscos de investir em ações

Além dos micos da bolsa, existem outros tipos de riscos de investir em ações, que estão associados a diversos fatores além do status da empresa.

Risco de liquidez

O risco de liquidez se refere à dificuldade de encontrar compradores para ações que você quer vender. Esse tipo de perigo pode ser minimizado comprando papéis de empresas consolidadas no mercado, evitando os micos da bolsa. A boa liquidez de empresas sólidas faz com que as ações das mesmas tenham uma demanda maior na bolsa de valores. 

Risco da empresa

O primeiro passo antes de investir em uma empresa é pesquisar para saber se ela está em período de crescimento ou dando prejuízo para os acionistas. Além disso, é necessário também verificar os índices de rentabilidade e endividamento para ter certeza que o seu investimento está seguro. 


Fatores como esses devem ser sempre levados em consideração, principalmente porque as companhias que apresentam algum resultado negativo tendem a ser avaliadas negativamente pelo mercado financeiro. Essa avaliação impacta diretamente o preço das ações e na saúde financeira da empresa. 

Risco de mercado

O risco de mercado ocorre quando o preço das ações é desvalorizado por conta de variáveis macroeconômicas externas, completamente fora do controle da empresa. Sendo assim, interferências externas, como um aumento na intervenção estatal, variações na taxa de juros, inflação ou desemprego, podem apresentar certo risco de mercado.

Não tenha medo de investir

É natural que os primeiros investimentos sejam cautelosos e, por isso, valores baixos são aplicados. Entretanto, para quem quer ver seu dinheiro render mais do que a poupança o medo não é um aliado. Agora que já conhece os principais riscos de investir na bolsa, você é capaz de analisar e escolher quais valem a pena para você e seus objetivos. 


Sendo assim, para conseguir alcançar suas metas não é preciso ter medo e sim conhecimento. Vale a pena começar com cautela e seguir evoluindo nos investimentos até encontrar um ponto em que você se sinta seguro e confortável com os rendimentos. Dessa forma, cabe a cada investidor encontrar o seu perfil e adequar suas ações a ele. 

Comentários
42601
Outras
Últimas Notícias